A maioria dos filmes listados são baseados em histórias reais e capazes de inspirar de maneira direta o exercício da engenharia. Em cada uma das dicas são levantadas questões que serão de certa importância ao longo da profissão e tornar a trajetória profissional mais rica e criativa.
1. O Jogo da imitação (2015)
O jogo da imitação pode proporcionar boas lições a quem pretende se tornar um engenheiro. Ele vai mostrar a importância do trabalho em equipe e como esse profissional deve buscar sempre ter um pensamento lógico e estratégico.
Baseado em uma história real, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Após muitas tentativas de decodificar o “Enigma”, modo de comunicação dos alemães, em que mensagens eram enviadas ao submarinos, o governo britânico decidiu criar uma equipe que ficaria responsável por decifrá-lo o quanto antes.
Esse grupo de pessoas passou a ser liderado pelo matemático Alan Turing, que apesar de ser muito inteligente, tinha bastante dificuldade em lidar com as pessoas. Foi preciso, portanto, que ele abrisse mão do seu jeito intolerante para dar início ao projeto de construir uma máquina que, finalmente, conseguiria solucionar o código alemão.
2. Uma Mente Brilhante (2001)
Existe uma idade certa para se tornar bem-sucedido na carreira que decidimos seguir? Não é isso que nos mostra o filme Uma mente brilhante. Tente sempre exercitar os seus conhecimentos, sendo criativo e ousado em suas ações.
Com apenas 21 anos, o matemático John Nash foi capaz de criar um teorema que não só deixou claro o quão genial ele era, como também o fez se tornar muito respeitado no meio que atuava.
No entanto, sua vida não foi fácil e ele passou por diversos problemas, chegando, até mesmo, a ser diagnosticado como esquizofrênico. A condição, porém, não foi um impeditivo para que ele prosseguisse investindo em sua carreira, pois ele chegou a ganhar um prêmio Nobel.
Esse filme também apresenta a importância do companheirismo na execução de tarefas e como um grupo de pessoas empenhadas em prol de solucionar um problema será muito mais eficaz do que cada um agindo por conta própria.
3. O Céu de Outubro (1999)
A terceira dica de filme para engenheiro também é baseado em uma história verdadeira e retrata a vida de Homer Hickman, um engenheiro da NASA.
A história retrata o período em que ele era um adolescente muito esforçado e muito inteligente, que junto a grupo de amigos, desenvolveu um projeto incrível e que transformou a vida deles.
O que você faz hoje que pode transformar a sua vida? Ao vermos esse filme, percebemos que não é preciso esperar entrar na faculdade para tentar fazer a diferença!
4. Tempos Modernos (1936)
Tempos Modernos é um filme clássico e que toda pessoa deveria ver, independentemente da profissão que escolheu seguir.
Nesse que é considerado um dos longas mais famosos de Charles Chaplin, vemos um operário em um ritmo frenético, seguindo uma linha de montagem constante e sem pausas.
Se a sua intenção é cursar Engenharia de Produção, por exemplo, esse filme vai ser muito importante, pois ele faz uma crítica a questão do trabalho de produção em série e da ideia de especialização do trabalho.
5. Estrelas além do tempo (2016)
Se hoje em dia a luta por direitos trabalhistas iguais ainda é um tema que está em voga na sociedade, essa questão era ainda mais proeminente durante os anos 60.
Estrelas além do tempo nos mostra que por mais que fossem admiráveis e com um trabalho impecável, três mulheres negras trabalhavam de forma separada das outras pessoas.
Mas isso não impediu que, em meio ao preconceito e o contexto histórico que viviam — essa história real se passou durante a Guerra Fria e a corrida espacial entre EUA e União Soviética —, elas se destacassem e comprovassem a competência.
6. A teoria de tudo (2014)
Você, certamente, já ouviu falar em Stephen Hawking, famoso físico teórico que ganhou muito destaque ao lançar o livro Breve História do tempo, no qual aborda a origem do Universo.
O filme A teoria de tudo é baseado no livro de mesmo nome, escrito pela ex-mulher do cientista, Jane Hawking.
Mas assim como em outros exemplos reais que vimos ao longo deste post, Stephen Hawking não deixou que a sua condição o atrapalhasse. Ele aprendeu a lidar com cada dificuldade e continuou suas pesquisas e estudos.
7. Não por Acaso (2007)
Nesse filme brasileiro vamos acompanhar de perto a atuação de um engenheiro de trânsito em São Paulo, cidade conhecida pelo trânsito complexo e, muitas vezes, caótico.
Nele, percebemos como é importante o trabalho desse profissional e a necessidade de ter calma em qualquer tipo de trabalho, pois existem situações que, apesar de muito esforço, não são possíveis de serem controladas.
8. Elevado 3.5 (2010)
O documentário brasileiro Elevado 3.5 faz um questionamento sobre a falta de planejamento, o papel das grandes construções e como elas são capazes de afetar as cidades e os seus moradores.
Nele, vamos ver a rotina de quem mora perto do Minhocão (São Paulo), um dos maiores elevados de concreto armado já construídos na América Latina.
9. Elefante Branco (2012)
A última dica de filmes sobre engenharia é o argentino Elefante Branco. Ele mostra como um edifício gigante, projetado e construído para ser o maior hospital da América Latina, no entanto, se transformou em uma enorme favela e ocupação habitacional.
Créditos: Faculdade de Rondônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário