quarta-feira, 29 de junho de 2022

SERVIDORES DA ADAF CONQUISTAM A VOLTA DO AUXILIO ALIMENTAÇÃO EM DINHEIRO NO CONTRACHEQUE

 O SINFAGRO, sindicato dos servidores da ADAF conseguiu mais uma conquista para os servidores da ADAF, o retorno do auxílio alimentação a ser pago novamente em pecúnia (dinheiro) diretamente no contracheque a partir novamente no mês de junho de 2022.

O Auxílio Alimentação que os servidores da ADAF que passaram a receber em pecúnia (dinheiro) no contracheque em 2018 e quem em 2021 foi transformado para ser pago em cartão com chip eletrônico e  que contrariou os servidores principalmente os que atuam nos Municípios, tem o seu retorno novamente  em pecúnia (dinheiro).

 Após negociação feita pelo sindicato dos servidores da ADAF o SINFAGRO junto a diretoria da ADAF foi possível esse retorno, pois na forma como estava sendo pago em cartão com chip eletrônico estava prejudicando os servidores da ADAF que atuam nos 61 municípios do interior do Amazonas. 

O uso do cartão do auxilio alimentação nos municípios era precário devido a problemas de internet, poucos estabelecimentos credenciados e até mesmo a cobrança de taxas extras por alguns estabelecimentos, o que causou insatisfação dos servidores.

Agora no pagamento do salario no mês de junho os servidores da ADAF tem o retorno do auxilio alimentação em dinheiro juntamente com o salario e seguira sendo pago em pecúnia nos demais meses.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

FILMES QUE TODO FUTURO ENGENHEIRO PRECISA VER

 A maioria dos filmes  listados são baseados em histórias reais e capazes de inspirar de maneira direta o exercício da engenharia. Em cada uma das dicas são levantadas  questões que serão de  certa importância ao longo da  profissão e tornar a trajetória profissional mais rica e criativa.


1. O Jogo da imitação (2015)

O jogo da imitação pode proporcionar boas lições a quem pretende se tornar um engenheiro. Ele vai mostrar a importância do trabalho em equipe e como esse profissional deve buscar sempre ter um pensamento lógico e estratégico.


Baseado em uma história real, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Após muitas tentativas de decodificar o “Enigma”, modo de comunicação dos alemães, em que mensagens eram enviadas ao submarinos, o governo britânico decidiu criar uma equipe que ficaria responsável por decifrá-lo o quanto antes.

Esse grupo de pessoas passou a ser liderado pelo matemático Alan Turing, que apesar de ser muito inteligente, tinha bastante dificuldade em lidar com as pessoas. Foi preciso, portanto, que ele abrisse mão do seu jeito intolerante para dar início ao projeto de construir uma máquina que, finalmente, conseguiria solucionar o código alemão.

 

2. Uma Mente Brilhante (2001)

Existe uma idade certa para se tornar bem-sucedido na carreira que decidimos seguir? Não é isso que nos mostra o filme Uma mente brilhante. Tente sempre exercitar os seus conhecimentos, sendo criativo e ousado em suas ações.

Com apenas 21 anos, o matemático John Nash foi capaz de criar um teorema que não só deixou claro o quão genial ele era, como também o fez se tornar muito respeitado no meio que atuava.

No entanto, sua vida não foi fácil e ele passou por diversos problemas, chegando, até mesmo, a ser diagnosticado como esquizofrênico. A condição, porém, não foi um impeditivo para que ele prosseguisse investindo em sua carreira, pois ele chegou a ganhar um prêmio Nobel.

Esse filme também apresenta a importância do companheirismo na execução de tarefas e como um grupo de pessoas empenhadas em prol de solucionar um problema será muito mais eficaz do que cada um agindo por conta própria.

 

3. O Céu de Outubro (1999)

A terceira dica de filme para engenheiro também é baseado em uma história verdadeira e retrata a vida de Homer Hickman, um engenheiro da NASA.


 No entanto, nesse filme, não vamos conhecer melhor a sua vida profissional projetando espaçonaves e treinando tripulação de astronautas.

A história retrata o período em que ele era um adolescente muito esforçado e muito inteligente, que junto a grupo de amigos, desenvolveu um projeto incrível e que transformou a vida deles.

O que você faz hoje que pode transformar a sua vida? Ao vermos esse filme, percebemos que não é preciso esperar entrar na faculdade para tentar fazer a diferença!

 

4. Tempos Modernos (1936)

Tempos Modernos é um filme clássico e que toda pessoa deveria ver, independentemente da profissão que escolheu seguir.


Nesse que é considerado um dos longas mais famosos de Charles Chaplin, vemos um operário em um ritmo frenético, seguindo uma linha de montagem constante e sem pausas.

Se a sua intenção é cursar Engenharia de Produção, por exemplo, esse filme vai ser muito importante, pois ele faz uma crítica a questão do trabalho de produção em série e da ideia de especialização do trabalho.

 

5. Estrelas além do tempo (2016)

Se hoje em dia a luta por direitos trabalhistas iguais ainda é um tema que está em voga na sociedade, essa questão era ainda mais proeminente durante os anos 60.

Estrelas além do tempo nos mostra que por mais que fossem admiráveis e com um trabalho impecável, três mulheres negras trabalhavam de forma separada das outras pessoas.

Mas isso não impediu que, em meio ao preconceito e o contexto histórico que viviam — essa história real se passou durante a Guerra Fria e a corrida espacial entre EUA e União Soviética —, elas se destacassem e comprovassem a competência.

 

6. A teoria de tudo (2014)

Você, certamente, já ouviu falar em Stephen Hawking, famoso físico teórico que ganhou muito destaque ao lançar o livro Breve História do tempo, no qual aborda a origem do Universo.

O filme A teoria de tudo é baseado no livro de mesmo nome, escrito pela ex-mulher do cientista, Jane Hawking.

 O longa narra a vida pessoal e profissional de Hawking, mostrando como os dois se conheceram, o início da trajetória brilhante dele e até o desenvolvimento da doença motora degenerativa que o acometeu aos 21 anos de idade.

Mas assim como em outros exemplos reais que vimos ao longo deste post, Stephen Hawking não deixou que a sua condição o atrapalhasse. Ele aprendeu a lidar com cada dificuldade e continuou suas pesquisas e estudos.

 

7. Não por Acaso (2007)

Nesse filme brasileiro vamos acompanhar de perto a atuação de um engenheiro de trânsito em São Paulo, cidade conhecida pelo trânsito complexo e, muitas vezes, caótico.


Nele, percebemos como é importante o trabalho desse profissional e a necessidade de ter calma em qualquer tipo de trabalho, pois existem situações que, apesar de muito esforço, não são possíveis de serem controladas.

 

8. Elevado 3.5 (2010)

O documentário brasileiro Elevado 3.5 faz um questionamento sobre a falta de planejamento, o papel das grandes construções e como elas são capazes de afetar as cidades e os seus moradores.

Nele, vamos ver a rotina de quem mora perto do Minhocão (São Paulo), um dos maiores elevados de concreto armado já construídos na América Latina.

 

9. Elefante Branco (2012)


A  última dica de filmes sobre engenharia é o argentino Elefante Branco. Ele mostra como um edifício gigante, projetado e construído para ser o maior hospital da América Latina, no entanto, se transformou em uma enorme favela e ocupação habitacional.


Créditos: Faculdade de Rondônia

SERVIDORES DA SEPROR, IDAM E ADAF CONSEGUEM REAJUSTE SALARIAL, MAS DEPUTADOS DISCURSAM QUE O REAJUSTE DADO PELO GOVERNADOR FOI BAIXO, INJUSTO E NÃO RECOMPÕE NEM A INFLAÇÃO E DEIXA ESPAÇO PARA OS SINDICATOS PLEITEAREM UMA NOVA NEGOCIAÇÃO EM SETEMBRO

 No último dia 15 de junho, a Assembleia legislativa do Amazonas, aprovou o proposta  que altera a Lei na forma que especifica, a remuneração dos servidores da SEPROR, IDAM e ADAF. O proposta  de alteração Lei foi enviado pelo Governador Wilson Lima, onde propôs o reajuste de apenas 10%, muita abaixo dos 18,9%  que pleiteava os sindicatos SINTRASPA E SINFAGRO, conforme as perdas que os servidores tiveram com a inflação. Na hora da votação na ALE, deputados criticaram o baixo e injusto valor de apenas 10%, dado pelo Governador Wilson Lima.

ENTENDA O FATO

Os servidores da SEPROR, IDAM e ADAF no governo Wilson Lima estavam com 4 reajustes (datas bases) 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022 atrasados. Em janeiro de 2022 o governo Wilson Lima anunciou e reajustou apenas 2 datas bases 2018/2019 e 2019/2020 que deu o percentual de 7,34%.
Ficando atrasadas o pagamento das data bases de 2020/2021 - 6,75% e 2021/2022 - 12, 12% que totalizam 18,89%.
Os sindicatos SINTRASPA e SINFAGRO que representam os servidores iniciaram o processo de negociação junto ao Governo do Estado para o pagamento das datas bases atrasadas, onde após assembleia dos servidores  aprovaram uma paralisação por 24 horas que deveria ocorrer no dia 10 de junho de 2022. Os gestores da SEPROR, IDAM e ADAF foram notificados da paralisação e no dia 08 de junho os sindicatos foram convocados para reunião com o governador para tratar do pagamento das data bases atrasadas (foto abaixo).
Reunião ocorrida no dia 08 de junho dos Sindicatos com o Governador Wilson Lima (Fonte: Agencia Amazonas)
Na reunião após negociações o governo negociou apenas o reajuste de 10% dos 18,9% pleiteados pelos sindicatos. Os  valores de 18,9 pleiteados pelos sindicatos  foram  calculado de acordo com base no IPCA  previsto na Lei 3.503/10 (quadro abaixo)

Tabela de Calculo das datas bases atrasadas de 2020/2021 e 2020/2022 mostrando o valor de 18,88%

VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E DISCURSO DE REAJUSTE BAIXO E INJUSTO

A proposta de reajuste de apenas 10% foi aprovada por unanimidade, porem deputados discursaram reconhecendo o percentual proposto pelo Governo foi baixo e injusto.
Durante a votação na assembleia legislativa, deputados pediram voz e discursaram que o reajuste não recompõe nem a inflação, e que em relação ao montante de recursos que o governo Estado do Amazonas vem arrecadando, batendo recorde mês a mês de arrecadação, e citou que o governador Wilson Lima poderia ter sido mais generoso com os Servidores da SEPROR, IDAM e ADAF na reposição inflacionaria, e citou que ganho real é quando repões a inflação e mais algum valor e que não foi o caso. e reforçou que o reajuste proposto pelo governo é bem menor do que poderia propor. Citou que ficasse registrado na ALE que os valores proposto do reajuste poderiam ser melhores trabalhados em função dos recordes de arrecadação que o Estado vem tendo. Discursou ainda que quando se renumera o servidor, é aquecida a economia do Estado, o dinheiro volta o dinheiro gira, que quando se coloca um montade de valores de reajuste na folha de pagamento dos servidores que não seja visto como um peso no orçamento do Estado e que esses valores voltam no aquecimento da economia, citou ainda que é melhor reajustar o salario do servidor, do que dar para meia dúzia de CNPJ em contratos com o Estado, citou ainda como exemplo de pegar 200, 300 milhões de reais e distribuir em reajustes para os servidores , e pegar o mesmo valor de 300 milhões  de reais e pagar para 6 empresas, e questionou como é que o dinheiro gira ? O dinheiro não gira. Concluiu que era favorável a proposta de alteração  de Lei,  mas contrários ao baixo valor de 10%., que não recompõe as perdas pela inflação (veja o vídeo abaixo).


Outro deputado também discursou e citou que é favorável a proposta do reajuste, entendeu que há um déficit muito grande e que não esta tendo aumento de salario, e que deveria ser a recuperação da inflação e que assim mesmo não esta tendo essa recuperação inflacionaria no todo, e que o reajuste não esta sendo feito de forma justa. (veja o vídeo).

Segundo informações, como o Governo não pagou todo o percentual previsto nos cálculos, se abriu espaço para que os sindicatos voltem a tentar uma nova negociação em setembro de 2022 para o pagamento do restante de 8,9% que ficou faltando da data base de 2021/2022.




EM PLENA CRISE CLIMÁTICA AMBIENTAL CAIXA ECONÔMICA FEDERAL FINANCIA OBRA DA PREFEITURA DE MANAUS QUE VIOLA O CÓDIGO AMBIENTAL DE MANAUS E VAI CORTAR 132 ÁRVORES DESTRUINDO ÁREA VERDE NO PARQUE DOS BILHARES

  A Caixa Econômica Federal confirmou que está financiando a obra que está destruindo a área verde do Parque dos Bilhares em Manaus-AM, onde...